quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Cantinho das Aromáticas


A Empresa “Cantinho das Aromáticas” fundada em 2002, está sedeada em Vila Nova de Gaia e é uma empresa agrícola, que se dedica à produção de plantas aromáticas, medicinais e condimentares (PAM).

É uma das poucas quintas em espaço urbano, que pratica Agricultura Biológica em toda a Europa Ocidental. Tem a maior área do país em produção de PAM BIO, exportando para a indústria farmacêutica, cosmética, alimentar e ervanária. Certificada pela ECOCERT PORTUGAL.

O modo de produção biológico aproxima a agricultura à ecologia, por ter um maior respeito pelos equilíbrios naturais, permitindo um maior grau de protecção e melhoria do meio e da qualidade de vida das populações. Este tipo de agricultura recupera práticas e técnicas tradicionais, tendo sempre presente a tecnologia mais recente. E a comprová-lo, a enorme biodiversidade presente no espaço, que vai desde as raças de bovinos autóctones (barrosãs) aos cavalos (garranos), burras (mirandesas), ouriços-cacheiros, morcego, corujas e inúmeras outras espécies de aves. Existe também uma unidade de produção de energia fotovoltaica.

O Cantinho das Aromáticas apresenta no mercado plantas da flora mediterrânica, como verdadeiras alternativas para a construção de espaços verdes, recuperação de jardins históricos, introdução em parques naturais e zonas protegidas, recuperação de zonas degradadas, taludes, dunas e zonas costeiras.

Aberta ao público de Segunda a Sábado, tem um pequeno espaço de venda de produtos da Quinta a todos os que a visitam, contribuindo para o consumo sustentável de produtos produzidos localmente.

Oferece um programa de workshops temáticos de forma regular e visitas guiadas à comunidade em geral, tendo já recebido milhares de pessoas nos últimos anos, sendo que toda a estrutura de produção é visitável.

Recentemente, aderiu à Bolsa do Voluntariado, contribuindo para o envolvimento da comunidade e de potenciais agricultores nos conhecimentos associados às plantas. Estabelece parcerias regulares com associações de integração a pessoas com dificuldades.

A sua principal vocação é produzir e comercializar PAM, bem como outras espécies espontâneas da Flora Ibérica, aliando os princípios da agricultura biológica aos métodos de produção, afirmando-se como a primeira e única do género em Portugal, contando já com uma produção de cerca de 150 espécies e variedades distintas. Ver mais informação no blogue:http://cantinhodasaromaticas.blogspot.com/



Sem comentários:

Enviar um comentário