A FEPSA foi fundada em 1969, em S. João da Madeira, graças à união de 6 industriais de chapelaria com raízes no início de séc. XX, e é em grande medida o consolidado de uma indústria muito antiga na Europa, e que em Portugal teve um significativo impulso no séc. XVIII com o Marquês de Pombal.
O feltro para chapéus é produzido na FEPSA por homens e mulheres cujo saber e trabalho dedicado permitem concorrer num universo de qualidade de topo, quer de produtos, quer de serviços. Desde o início tem sido constante a preocupação em inovar, a aposta no desenvolvimento de tecnologia, na flexibilidade para responder a uma grande diversidade de clientes e a adoção de diferentes princípios de organização da produção.
O feltro é produzido através da disposição aleatória de fibras animais numa superfície, criando um manto, e da sua feltragem por compressão e vibração, sob ação de água e calor.
Tal processo de manufatura é conhecido do Homem desde há milhares de anos, e foi um dos primeiros processos de fabrico desenvolvidos pelo Homem. O feltro tem por isso uma história quase tão antiga como a história do próprio Homem.
O papel do chapéu foi ao longo dos tempos símbolo de poder e soberania, signo de superioridade. Variou consoante as oscilações políticas, caracterizou as profissões e traduziu os estados de espírito de cada um. O chapéu é portanto símbolo da identificação social. O chapéu de feltro distinguiu pessoas ao longo da História, definiu personalidades, criou identidades…e assim continua.
Referência: http://www.fepsa.pt/
Site: http://www.fepsa.pt/
Onde comprar: http://www.fepsa.pt/