A Icel investiu, desde cedo, num crescimento estratégico e sustentado e, em 1973 inicia a exportação para mercados exigentes como os Estados Unidos, Canadá, Austrália, Suécia e Dinamarca e hoje está representada em 35 países dos vários continentes.
Para este sucesso contribuíram factores tão importantes como a capacidade de avaliação e resposta eficaz às necessidades dos diversos mercados, desenvolvendo uma cultura de inovação nos produtos e materiais, uma grande flexibilidade ao nível da produção, derivada da actualização tecnológica na modernização dos processos e na constante preocupação com a qualificação de todos os que integram a empresa.
Actualmente o quadro da empresa é constituída por 190 pessoas, produz 3.2 milhões de peças, dirigidas aos segmentos doméstico e profissional e factura cerca de € 9.000.000 por ano, sendo que 70% deste valor é para exportação. A nível nacional é líder no sector de cutelaria doméstica e profissional.
História
A Icel nasce a partir de uma oficina familiar fundada nos anos quarenta por três irmãos na qual se trabalhava o aço e de onde saíam peças de cutelaria para a agricultura e cozinha.
Esta oficina localizava-se em Ribafria, uma pequena aldeia perto de Benedita. No início a gama de produtos era constituída por canivetes e algumas facas totalmente fabricadas à mão. O aço utilizado era o aço carbono que era forjado e temperado com equipamentos rudimentares, sendo a energia utilizada proveniente do carvão. Os cabos eram feitos de ossos e chifres de animais. À medida que a produção foi aumentando, a distribuição deixa de ser local e passa a ser regional, e os produto passam a estar presentes em lojas e mercados de vários pontos do país, transportado na sua maioria pelos caminhos de ferro.
No ano de 1945, a pequena oficina já emprega 25 pessoas, e é tomada a decisão de constituir uma sociedade com o nome de Indústria de Cutelarias da Estremadura , Lda .do qual nasceria a primeira marca ICEL.
Referência: http://www.icel.pt/index.php?id=170
Site: http://www.icel.pt/
Onde comprar: http://www.icel.pt/index.php?id=87
Sem comentários:
Enviar um comentário