segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Gorila (Lusiteca. Produtos Alimentares, S.A.)


Estávamos a 15 de janeiro de 1968 quando três empresários portugueses se juntaram para fazer nascer a LUSITECA-Transformação e Embalagem de Produtos Alimentares, S.A.R.L.

Na época surgiam os primeiros supermercados em Portugal, o que representava uma grande concorrência às mercearias que só vendiam produtos a granel. Consequentemente, a necessidade dos produtos passarem a ser embalados, começou a aumentar, desta necessidade nasceu a Lusiteca cuja ideia inicial era criar uma indústria de empacotamento de géneros alimentares, já que os produtos a granel iriam perder força face aos produtos embalados.

A empresa instalou-se em Mem Martins no Concelho de Sintra, tendo aí adquirido um espaço com uma área de cerca de 12.000 m2, adaptando um edifico existente e instalando os equipamentos necessários ao empacotamento.

Começou-se por embalar vários géneros alimentares e também especiarias nomeadamente pimentão, pimenta, canela, açúcar em doses individuais destinados aos minimercados, cafés, pastelarias e leitarias. Estes produtos eram comercializados pela Lusiteca e pelas empresas fundadoras.

Com o crescimento do consumo, as marcas optaram elas próprias por embalar, perante tal cenário a Lusiteca decidiu evoluir e inovar enveredando pelo mundo da confeitaria. Iniciou-se então o fabrico de rebuçados de fruta também chamados populares ou de tostão (dez centavos), que muitas da vezes eram usados para suprimir a falta de trocos que havia no mercado.

Os primeiros anos na confeitaria foram difíceis. A competitividade era grande, já existiam várias marcas de forte tradição no mercado. Mas progressivamente a Lusiteca começou a aumentar a variedade dos seus produtos: drops com recheio, drops sortidos, drops de chocolate, drops de mel, caramelos de frutos secos, com as marcas Mouro e Penha, a Lusiteca foi abrindo alas e depressa conquistou o seu lugar no mercado fazendo as delícias dos seus consumidores.

Com todo este sucesso o empacotamento de produtos deixou de ter relevância, ficando até fim dos anos 80 unicamente o empacotamento de açúcar em doses individuais.

Em Junho de 1970 foi criada uma estrutura de vendas para comercializar a gama existente de confeitaria em todo o país, sendo que também neste ano foi realizado o lançamento dos famosos caramelos de Nata. Seguiu-se em 1973 o lançamento dos caramelos de fruta e dos chupas. O ano de 1975 foi famoso, assistiu-se ao nascimento da pastilha elástica GORILA, sabor tutti fruti , menta e em 1979 é lançado o sabor de banana. GORILA é hoje a marca pilar da CIA. Dois anos mais tarde, 1981 a Super Gorila é fabricada pela primeira vez com o sabor tutti fruti e menta, o sabor de morango surge em 1983 e em 1986 o sabor laranja. Os caramelos de fruta Circo surgem em 1988.

Aliada à sua produção a Lusiteca teve também a representação e distribuição de algumas outras marcas até ao início anos 90. Desde então ampliou consideravelmente a gama dos seus produtos consolidando a presença das suas marcas no mercado nacional, mas desde cedo também, iniciou a exportação para outros mercados.

A Lusiteca não parou de ampliar o negócio, tendo já conquistado o mercado nacional e consolidado a sua presença nos mercados internacionais. Actualmente a Lusiteca está presente com as suas marcas em mais de 30 países, com especial relevância para todo o mundo lusófono. Angola é o mercado com maior representatividade e onde a marca Gorila goza de um reconhecimento excepcional por parte dos consumidores.

Hoje, com mais de 150 colaboradores efectivos, é com orgulho que assume o lugar de maior empresa de confeitaria em Portugal, de capital privado 100% português.A qualidade dos nossos produtos e a excelência da nossa produção levou-nos a ser preferidos para produzir para varias marcas de grande prestígio e ser continuamente solicitados para desenvolver produtos personalizados. A Lusiteca desenvolve continuamente processos de inovação e modernização em todas as linhas de actuação, procurando responder às necessidades do mundo moderno nos vários mercados. A aposta estratégica do presente e no futuro é nas pessoas e nas marcas, que são a garantia de poder alcançar muitos mais anos de êxitos.

A procura constante da excelência garantiu-nos em 2010 a certificação ISO 22000. A Lusiteca orgulha-se de ser uma CIA portuguesa que aposta no desenvolvimento mesmo em momentos difíceis como os que vivemos

No nosso Pensamento existe sempre um SWEET TOMORROW.



Onde comprar: Superfícies comerciais por todo o país.

Sem comentários:

Enviar um comentário