«Olha a linda Carochinha que casou com o João Ratão. Diz a história tão velhinha que caiu no caldeirão. Se fosse hoje tudo mudava nas cidades ou nos campos. João Ratão já não se queimava pois já tinha uma Silampos.», dizia o anúncio das primeiras panelas de pressão que chegaram às casas portuguesas nos anos 60, no tempo em que toda a menina que se casava levava no enxoval um serviço da marca portuguesa.
Passou a época dos enxovais, manteve-se a Silampos. A 5 de Julho fez 61 anos. Hoje, quando se fala da marca de aço, sediada em Cesar, Oliveira de Azeméis, também se fala de mobiliário urbano e de jardim. A companhia mantém-se na mesma família. Aníbal Campos herdou-a do pai, os dois filhos também já trabalham com ele (o filho no planeamento de produção, a filha no marketing).
Líderes no mercado internacional, exportam cerca de 35% da produção para Espanha, Norte de África e Inglaterra, um dos mercados preferenciais. É lá que a Silampos tem outra empresa, a Horwood, dedicada a tudo o que diz respeito à casa (e para a qual a fábrica produz a marca Stellar). E, se em Portugal facturam 13 milhões de euros, em terras de Sua Majestade os números quase duplicam: 25 milhões de volume de negócios.
É na inovação que a Silampos procura fazer a diferença. «Tentamos lançar dois, três modelos por ano e desenvolvemos complementos», explica Aníbal Campos. Desde os anos 1980 que trabalham em colaboração com um gabinete de design. Inicialmente por força da estratégia de internacionalização da marca. Se o anúncio da Carochinha e do João Ratão foi o primeiro em animação da televisão portuguesa, na Dinamarca, primeiro país para onde a Silampos exportou, misturar ratos e comida não cativava audiências. «Só havia uma solução: mudar de imagem», diz Aníbal Campos. Pelo caminho, «desenvolveram produto».
E na companhia afinaram estratégias. A primeira foi segmentar o mercado e trabalhar o marketing de forma diferenciada, como frisa Filipa Campos, à frente deste departamento. Por outro lado, e à semelhança do que fizeram empresas como a cutelaria Herdmar (com quem têm estabelecido parcerias), apostar nos produtos diferenciados. Por exemplo, as minicataplanas, pedidas por alguns restaurantes para servirem doses individuais, ou os woks orientais. Outro exemplo é a estreita colaboração com o chef Vítor Sobral.
Entretanto, mantêm a estratégia de avançar para o mercado externo, acrescentando os países árabes (Irão, Arábia Saudita e Dubai) às apostas, assim como África do Sul, Rússia, Angola e China.
Referência: Artigo 1000 Motivos do nosso Orgulho publicado na 1000ª edição da revista Notícias Magazine
Site: http://www.silampos.pt/
Onde comprar: Lojas de artigos de cozinha por todo o país
Hipermercados
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